ICompany Notamax

Solução completa para gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos, flexível às necessidades do negócio

O NotaMax é a solução de gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos dirigida a empresas com grande volume de operações, com exigência de alto desempenho e alta disponibilidade. Completo e resistente a falhas, atende na medida exata às necessidades do negócio com a incorporação de módulos para suprir a complexidade exigida pelo crescimento do negócio.

O NotaMax consolida as melhores soluções técnicas para garantir qualidade e segurança operacional no atendimento do ciclo de vida completo de todos os documentos fiscais eletrônicos. Constantemente atualizado às normatizações e exigências do fisco, possui forte compromisso de vanguarda, sendo a 1ª solução do Brasil a realizar a manifestação do destinatário.

Além disso, o NotaMax conta com o diferencial de possuir mais de 1.000 regras de auditoria automática que validam e asseguram a qualidade das informações presentes nos documentos fiscais eletrônicos.
Umas das principais características do NotaMax é que a solução pode ser integrada aos principais ERP’s existentes, gerando o arquivo XML da nota eletrônica, de acordo com layout especificado no Manual de Integração do Contribuinte da sua versão mais atual, Por se tratar de uma solução modular, você pode contratar o módulo que melhor atenda às suas necessidades.

Além de gerenciar os diversos formatos de arquivos XML existentes, por UF e por data de vigência, gera a assinatura digital utilizando o certificado digital do cliente, imprime o DANFE (Documento Auxiliar de NF-e) em várias vias e com código de barras, envia o arquivo à SEFAZ, permite consultar a autorização de uso de qualquer nota eletrônica.

Módulos

Básico

Básico

O “Módulo Básico do NotaMax” é responsável por disponibilizar os recursos para a parametrização e funcionamento dos demais módulos da Solução de Nota Fiscal Eletrônica. Ou seja, envolve a estrutura de configuração do produto no cliente.

O NotaMax oferece grande autonomia à sua empresa. O cliente fica livre para mudar parametrizações de acordo com sua necessidade, por meio das várias telas do NotaMax, sem precisar contratar consultoria adicional.

Emissão de
NF-e

Emissão de NF-e

O “Módulo de Emissão de NF-e” é responsável pela conversação entre o ERP do cliente e o órgão autorizador (SEFAZ/RFB): interpretação do arquivo gerado pelo sistema de gestão do cliente, a assinatura do XML, o cheque da estrutura do XML, a autenticação do XML junto ao órgão autorizador, o controle do retorno do órgão autorizador, a geração da NF-e no formato de distribuição e o envio da NF-e para o e-mail do destinatário e/ou transportadora.

O “Módulo de Emissão de NF-e” possibilita ao cliente processar as solicitações de autorização de NF-e, consulta de situação da NF-e, cancelamento de NF-e, inutilização de numeração e emissão de CC-e.

O NotaMax disponibiliza uma interface gráfica WEB para o monitoramento das solicitações realizadas junto ao órgão autorizador. Ainda, possibilita a impressão do DANFE, o salvamento do PDF em diretório configurável e sua disponibilização via web services.

O “Módulo de Emissão de NF-e” integra-se com os módulos de “Regras de Validação Fiscal”, “Emissão em Contingência”, “Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” e “Portal”.

Emissão de
CT-e

Emissão de CT-e

O “Módulo de Emissão de CT-e” é responsável pela conversação entre o ERP do cliente e o órgão autorizador (SEFAZ): a interpretação do arquivo gerado pelo sistema de gestão do cliente, a assinatura do XML, o cheque da estrutura ou Schema do XML, a autenticação do XML junto ao órgão autorizador, o controle do retorno do órgão autorizador, a geração da CT-e no formato de distribuição e o envio da CT-e para o e-mail do cliente.

O “Módulo de Emissão de CT-e” possibilita ao cliente processar as solicitações de autorização de CT-e, consulta de situação do CT-e, cancelamento de CT-e e inutilização de numeração. O NotaMax disponibiliza uma interface gráfica WEB para o monitoramento das solicitações realizadas junto ao órgão autorizador. Ainda, possibilita a impressão do DACTE, o salvamento do PDF em diretório configurável e sua disponibilização via web services (para todos os modais existentes).

O “Módulo de Emissão de CT-e” integra-se com os módulos de “Regras de Validação Fiscal”, “Emissão em Contingência”, “Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” e “Portal”.

Emissão de
NFS-e

Emissão de NFS-e

O “Módulo de Emissão de NFS-e” do NotaMax é responsável pela conversação entre o ERP e o órgão autorizador (Prefeitura): atendendo ao formato específico exigido pela legislação municipal. É através do “Módulo de Emissão de NFS-e” que são processadas as solicitações de autorização de Recibo Provisório de Serviços/NFS-e, consulta de situação do Recibo Provisório de Serviços/NFS-e e cancelamento de Recibo Provisório de Serviços.

O NotaMax disponibiliza uma interface gráfica WEB para o monitoramento das solicitações realizadas ao órgão autorizador. Ainda, possibilita a impressão do DANFSE, o salvamento do PDF em diretório configurável e sua disponibilização via web services.

Se o “Módulo de Regras de Validação Fiscal” tiver sido contratado, aciona a execução das regras antes de enviar a NFS-e à Prefeitura, evitando que a empresa envie dados inconsistentes. O “Módulo de Emissão de NFS-e” alimenta os módulos de “Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” e “Portal”.

Emissão de
NFC-e

Emissão de NFC-e

O “Módulo de Emissão de NFC-e” é responsável pela conversação entre o ERP do cliente e o órgão autorizador (SEFAZ): interpretação do arquivo gerado pelo sistema de gestão do cliente, a assinatura do XML, o cheque da estrutura ou Schema do XML, a autenticação do XML junto ao órgão autorizador (SEFAZ), o controle do retorno do órgão autorizador, a geração da NFC-e de distribuição e o envio da NFC-e para o e-mail do cliente. O “Módulo de Emissão de NFC-e” possibilita ao cliente processar as solicitações de autorização de NFC-e, cancelamento de NFC-e, e disponibiliza, também, o XML ao destinatário quando por ele solicitado.

O NotaMax disponibiliza uma interface gráfica WEB para o monitoramento das solicitações realizadas junto ao órgão autorizador. Ainda, possibilita a impressão do DANFE, o salvamento do PDF em diretório configurável e sua disponibilização via web services.

O “Módulo de Emissão de NFC-e” integra-se com os módulos de “Regras de Validação Fiscal”, “Emissão em Contingência”, “Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” e “Portal”.

Consulta de
Cadastro

Consulta de Cadastro

O “Módulo de Consulta de Cadastro” é responsável por fornecer as informações dos contribuintes de ICMS disponibilizados pelos órgãos autorizadores de NF-e (SEFAZ). As consultas podem ser originadas do ERP, via web services, ou diretamente na interface gráfica WEB do Notamax. Independentemente da forma da consulta, o usuário tem o recurso de salvar os retornos obtidos da SEFAZ, visando a uma salvaguarda no caso de eventual auditoria e, portanto, necessidade de comprovação dos dados retornados no momento da consulta.

Regras de
Validação Fiscal

Regras de Validação Fiscal

O “Módulo de Regras de Validação Fiscal” oferece ao cliente o recurso de validar – a partir de regras de negócio customizáveis – os documentos eletrônicos antes do envio ao órgão autorizador (no módulo de emissão) e antes da integração dos XML’s recebidos no ERP (no módulo de recebimento).

Contém um pacote de mais de 900 regras fiscais de validação que podem ser customizadas tanto no que diz respeito à sua lógica quanto sua mensagem retornada ao usuário. As regras de validação extrapolam a funcionalidade de verificar regras fiscais, permitindo a criação de regras de validação voltadas ao negócio do cliente.

Na Emissão: o NotaMax consegue validar dados antes mesmo do envio das notas fiscais à SEFAZ, tornando-se fator fundamental para garantir a integridade da informação apresentada ao Fisco. Assim, o usuário tem certeza de que enviará ao Fisco dados corretos. Se os dados estiverem incoerentes o NotaMax avisa ao cliente, fazendo com que o software corrija os dados antes do envio ao órgão autorizador.

No Recebimento: o NotaMax, com suas regras de validação, torna-se fundamental para que o cliente não receba documentos inidôneos ou com regras de negócio em desacordo com a empresa.

Recebimento
Manifestação
do Destinatário

Recebimento Manifestação
do Destinatário

O “Módulo de Recebimento / Manifestação do Destinatário” automatiza a recepção e a validação dos documentos fiscais (NF-e, CT-e) e seus eventos que exigem guarda legal (CC-e, Cancelamento).

Possibilita à empresa fazer uma busca de uma caixa de e-mail ou diretório das notas enviadas pelo fornecedor, a checagem da estrutura ou Schema do XML e do formato de distribuição, o armazenamento das notas recebidas, disponibilizando-as para o sistema de gestão do cliente e a impressão do DANFE em formato padrão.

Oferece ao cliente uma interface gráfica WEB para o monitoramento dos recebimentos efetuados, além de monitorar o cancelamento de notas, realizado após o recebimento, pelo emitente.

Disponibiliza todas as funcionalidades exigidas pela Manifestação do Destinatário: ciência da emissão; confirmação da operação; operação não realizada; e desconhecimento da operação. Adicionalmente, controla os prazos para a manifestação de acordo com o tipo de operação (interna, interestadual e interestadual destinada à área incentivada) e permite a baixa automática do XML da NF-e para evitar o recebimento sem documento que comprove a operação.

O “Módulo de Recebimento de NF-e e CT-e” integra-se com os módulos de “Regras de Validação Fiscal” e “Repositório Fiscal/Atendimento de Intimações”.

MDF-e

MDF-e

O “Módulo de MDF-e” é responsável pela conversação entre o ERP do cliente e o órgão autorizador (SEFAZ): interpretação do arquivo gerado pelo sistema de gestão do cliente, a assinatura do XML, o cheque da estrutura ou Schema do XML, a autenticação do XML junto ao órgão autorizador, o controle do retorno do órgão autorizador, e demais procedimentos contidos na legislação. O “Módulo de MDF-e” possibilita ao cliente processar as solicitações de autorização de MDF-e, consulta de situação do MDF-e e eventos de cancelamento e encerramento de MDF-e.

O NotaMax disponibiliza uma interface gráfica WEB para o monitoramento das solicitações realizadas junto ao órgão autorizador. Ainda, possibilita a impressão do DAMDFE, o salvamento do PDF em diretório configurável e sua disponibilização via web services (para todos os modais existentes).

O “Módulo de MDF-e” integra-se com os módulos de “Regras de Validação Fiscal”, “Emissão em Contingência” e “Intimação Fiscal / Repositório Fiscal“.

Emissão em
Contingência

Emissão em Contingência

O “Módulo de Emissão em Contingência” garante a continuidade da operação de emissão dos documentos eletrônicos (NF-e, CT-e e MDF-e) mesmo quando há problemas técnicos por parte do órgão autorizador e, em alguns casos, da própria infraestrutura do usuário, fazendo com que o cliente não pare sua emissão nos casos de indisponibilidade. O “Módulo de Emissão em Contingência” permite a criação da estrutura de contingência, no cliente, para a emissão em DPEC, SCAN, FS, FS-DA e SVC (SVC-AN e SVC-RS).

O “Módulo de Emissão em Contingência” integra-se com os módulos de “Regras de Validação Fiscal”, “Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” e “Portal”.

Portal

Portal

O “Módulo Portal” do NotaMax possibilita à empresa disponibilizar as notas fiscais emitidas por ela para seus clientes, por meio de um portal na WEB

Dessa forma reduz consideravelmente o trabalho manual da área de vendas ou fiscal de reenviar os XMLs de notas emitidas quando o destinatário não a recebe (ex.: Caixa de e-mail cheia).

As funcionalidades do Portal podem ser integradas a um portal já existente no cliente, mantendo a identidade visual já existente aos usuários, via Web Services. O acesso a tal portal é feito de forma simples, com usuário e senha previamente cadastrados.

Intimação Fiscal/
Repositório Fiscal

Intimação Fiscal/Repositório Fiscal

O “Módulo de Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” do NotaMax visa ao atendimento seguro e ágil de intimações do Fisco, possibilitando à empresa intimada disponibilizar as notas emitidas e recebidas do período solicitado por meio da geração, de forma automática e rápida, do bloco de XML’s (notas fiscais no formato padrão) solicitado pelo Fisco.

As extrações dos XMLs da base fiscal do NotaMax podem ser feitas a partir de diversos parâmetros: filtros por emitente, destinatário, data de emissão, data de recebimento, intervalo de numeração de documento, etc.

Para que o NotaMax atenda o “Módulo de Intimação Fiscal / Repositório Fiscal” é necessário que o cliente adquira os módulos de “Emissão de NF-e” e “Recebimento / Manifestação do Destinatário”.

Mobilidade

Mobilidade

O “Módulo de Mobilidade” do NotaMax disponibiliza ao cliente indicadores padrão referentes às operações de emissão e recebimento de NF-e em desktops e dispositivos móveis. Os indicadores podem ser, por exemplo, tempo da última emissão de NF-e, NF-es emitidas até o momento por estabelecimento, alerta de recebimento de NF-e com erro grave, etc. Tais indicadores podem ser disponibilizados para os principais responsáveis pelo acompanhamento da situação das notas. Dessa forma, o responsável consegue ter acesso às informações mais relevantes relacionadas às notas fiscais em um dispositivo pessoal móvel que é atualizado em tempo real e o acompanha em todos os lugares.

Clusterização

Clusterização

O “Módulo de Clusterização” do NotaMax visa a atender às necessidades de alta disponibilidade e alto desempenho, essenciais para a área fiscal. A alta disponibilidade é garantida através de possibilidade de replicação dos serviços do NotaMax em vários servidores (virtuais ou físicos). Desta forma, se um servidor, ou serviço do NotaMax, “cair”, os demais servidores continuam a atender o processamento das solicitações. Por outro lado, o alto desempenho é garantido pela capacidade do processamento paralelo dos serviços do NotaMax replicados em vários servidores.

Outras Soluções